quarta-feira, 31 de março de 2010

Bases diversas



nesta postagem disponibilizo algumas bases para você estudar a escala de dó maior e a escala blues simplificada. Veja os vídeos sobre os exercícios e estude pra valer. Lembre-se, todo dia 10 minutos é melhor que em um dia você tentar estudar uma hora. Isso é fato!

Base para Dó maior em duas velocidades e base para escala de blues simplificada em Sol maior, uma com banda e outra apenas com guitarra shuffle.

Base Dó - velocidade lenta
Base Dó - velocidade rápida

Estudem também as seguintes bases:

Blues Lento Blues Shuffle
Bom estudo!

Michael Arce

terça-feira, 30 de março de 2010

Escala blues simplificada - Figuras de tempo

Amigos da irmandade da gaita,

se você ainda não conseguiu fazer todos os bemois aspirados mas já esta com uma boa movimentação na escala de dó e está louco para tocar e improvisar no blues, e hora de aprender a fazer a escala de blues simplificada. Nesta escala você não utiliza bemois. Na verdade é só um passo intermediário enquanto você espera os bemois amadurecerem. O exercício segue a mesma proposta da postagem "Figuras de tempo-Escala de dó maior" , abaixo neste blog. Mãos a obra!



Já esta fazendo a escala simplificada sem problemas? Então dê um passo adiante e faça agora está escala com as figuras de tempo de forma aleatória. Isso vai ser muito útil no momento em que você for executar a escala de blues propriamente dita.


Está com dúvidas? Quer evoluir de forma mais planejada e consistente? Precisa de motivação e organização? Então vamos começar a ter aulas pelo Skype!

Email contato@michaelarce.net

Abraços,

Michael Arce

domingo, 28 de março de 2010

Problemas da região grave - Diatônica e cromática

Olá!

então você comprou uma gaita e o orifíco 1 e 2 aspirado parecem estar com defeito? O som sai "fanho", está mais para uma buzina, feio mesmo... pois é! mas vá com calma antes de levar a gaita para a loja, talvez o problema não seja com a gaita e sim com você! Brincadeirinha... problema nenhum. Veja o vídeo e siga os exercícios indicados para que a região grave soe de forma agradável.


Na gaita cromática esse problema acontece com a mesma frequência e eu aconcelho a você fazer os exercícios primeiramente com a gaita diatônica. esse processo desgasta muito a nossa cromática. O seu bolso vai agradecer!


Essa fase é cruel! Mas não se desespere pois em 15 anos como professor nenhum aluno meu ficou sem tocar a região grave de sua gaita!

Até,

Michael Arce

Bemol - Exercícios de aquecimento

Fala galera!

como vai o seu bemol? Meio preguiçoso? Em um orifício sai e em outro não? Então é hora de uniformizar e calibrar os bemois. A série é 1,2,3,4 e 6. Faça os exercícios sem pressa e é lógico, não é fácil...


Conseguiu fazer a primeira série? Legal! Então encara essa Oh intrépido estudante!


O bemol e a alma da gaita diatônica então merece toda a dedicação possível!

Se encontrar dificuldades não desista!

Abraços,

Michael Arce

Vibrato aspirado para diatônica e cromática

Hi fellows,

então... Vamos encarar a técnica do vibrato aspirado da gaita diatônica? De início é meio estranho mas é assim mesmo... você tem que falar "hahahaha" e depois aspirar da mesma forma. Este é o princípio do movimento. É um pouco difícil, você terá que se dedicar durante uns bons meses até o vibrato sair de forma adequada. Depois que você entender o princípio do movimento é hora de tentar de outras duas formas. Veja com atenção o vídeo e repita os movimentos.




E o vibrato da gaita cromática? É a mesma coisa mas com menos pressão de ar e força de garganta. Pela minha experiência digo que você deve estudar o vibrato na diatônica antes de tentar com sua cromática. Isso vai dar uma vida maior a sua gaita de chave.




Se você já consegui fazer o vibrato na gaita diatônica e hora de expandir para os outros orifícios de gaita de Dó. Agora se você já é um aluno do intermediário tente fazer o mesmo com as gaitas de Ré(D) e Lá(A).




É isso...

Qualquer dúvida contato@michaelarce.net
Aulas pelo Skype.

Abraços,

Michael Arce


sábado, 27 de março de 2010

Seleção de feras da gaita cromática

Olá!

Olá! Nesta postagem vamos assistir a uma seleção de vídeos que eu criei especialmente para meus alunos de gaita cromática, mas todos os amantes da música devem assistir a esta sessão. Vamos ver Toots Thielemas e Mauricio Einhorn, os dois deuses da gaita cromática nos anos 80 em plena forma! Incrível! José Staneck com muito talento e perfeição! Um duo inacreditável entre Toots e Steve Wonder! “Paco de Lucia” com Antonio Serrano, o supra sumo da gaita espanhola (Que inveja...)! Hendrick Meurkens que veio ao Brasil, estudou com o M. Einhorn e fundou, nos EUA, a banda Amazon River! Pode?!! Eu acho que vou para NY! Deve pagar melhor que na Lapa! :) Vários outros gringos... A trupe da gaita: uma homenagem ao saudoso Ronald Silva, lenda da gaita brasileira. Gabriel Grossi, o gênio da nova geração no Brasil. Guta Menezes e Hermine Deurloo representando, em altíssimo nível, as mulheres. Rildo Hora e Maysa, tocando à capela... Imperdível! Ah... tem um tal de Michael Arce... o maior folgado! Imaginem... colocou uma porção de vídeos dele ao lado dos feras.

Vamos assistir com uma cerveja gelada e comentar, perguntar pra valer! Abraços!

Michael Arce

Demonstração de estilos e gaitas

Olá amigos,

mesmo para quem já toca algum modelo de gaita e já percorreu a rede em busca de informações, sempre resta alguma dúvida sobre para que servem os diferentes modelos de gaita, como foi a evolução do instrumento e que gaita escolher para tocar determinado tipo de música. Veja este vídeo e escolha o seu instrumento. Gaita diatônica ou cromática? não importa! O que importa é levar a música no bolso e estar preparado para tocar e curtir ao som da gaita!



Então... o que achou? Diatônica ou cromática? Blues ou bossa nova? Que tal os dois! É isso ai... uma não impede de tocar a outra; pelo contrário, isto ajuda a evoluir musicalmente. Quem quiser começar a aprender a sério ou então se reciclar e sair do seu atual estágio, é só me procurar para ter aulas online. As aulas acontecem pelo Skype, como uma aula presencial, mas com todas as facilidades que a tecnologia pode proporcionar. Veja o vídeo abaixo onde mostro detalhadamente como funciona o método.


O método vem sendo aplicado desde 2005 e desde então tive alunos por todo o Brasil e agora em Portugal, Espanha e Inglaterra.

Entre em contato. Email contato@michaelarce.net

Abraços,

Michael Arce

Limpeza do bocal - Gaita cromática

Olá para todos,

Vamos falar agora sobre um tema ainda obscuro para os tocadores de gaita cromática, a limpeza do bocal (sistema de chave). Geralmente depois de um tempo de uso, a gaita cromática não tem mais a mesma resposta de chave, isto é, fica travando! Você aciona a chave para fazer um sustenido e ela demora a voltar ou simplesmente não volta! Existe mais de um motivo para isso, mas se sua gaita não sofreu nenhuma queda, provavelmente é uma questão de falta de limpeza. Apesar de simples, você tem que aprender algumas regras e para isso nada melhor que ver o passo a passo.

Parte 1


Parte 2




Atenção! Não tenha pressa! Veja os vídeos primeiro; depois é só ir com calma e seguir a receita. Acredite, você pode fazer! Caso você não se sinta confiante contrate os serviços de um luthier gabaritado. Eu indico o Ricardo Rodrigues (e-mail: ricardo.gaitas@hotmail.com ). Ele atende todo o Brasil via correios.

Coragem e boa sorte!

Michael Arce

Figuras de tempo - Escala maior

Olá irmandade da gaita!

Inicio hoje um novo blog. Depois do "Gaita na rua" e do "Oficina da música" (que estão em plena atividade), "O mundo da gaita" é a bola da vez! Neste blog você vai encontrar dicas sobre a gaita diatônica e cromática, partituras, tablaturas, entrevistas, opiniões sobre este universo tão rico, sobre "O mundo da gaita"!.
Neste primeiro mês proponho tirar a gaita da gaveta, espanar a poeira e a preguiça e colocar a técnica em dia. O exercício proposto é:

1)Figuras de tempo parte 1 - Com a ajuda de um metrônomo(70 bpm) tocar a escala de dó maior, primeira posição, com as figuras rítmicas semínima (um por tempo), colcheia (dois por tempo), colcheia pontuada (dois por tempo swingado), três por tempo (quialterá de três) e quatro por tempo (semicolcheia).

Exercício para todos os níveis. Faça aos poucos, se você só consegue fazer "um" e "dois por tempo" fique nisso por umas semanas e vá aumentando o grau de dificuldade conforme o seu domínio do instrumento for aumentando.



2) Figuras de tempo parte 2 - Depois de dominar o exercício anterior é hora de adicionar dificuldade. Agora o objetivo é tocar as figuras de forma aleatória, isto é, ter a capacidade de iniciar as figuras a partir de qualquer nota da escala, sem que para isso você tenha que voltar à nota Dó.



Fazendo este exercício você melhora seu domínio do instrumento, o que será de grande valia para a execução de solos escritos e para a improvisação de fato.

Coloque uma meta e provavelmente em 1 mês você poderá executar este exercício com precisão e estará consecutivamente um degrau acima do seu nível atual.

Qualquer dúvida estou a disposição! Se você não conhece o meu método online é só pedir uma aula de cortesia.

Até o próximo vídeo!

Michael Arce
 
google-site-verification: googlee1ef7fc67876d56a.html