Iniciamos uma nova
proposta para o nosso blog, vamos detalhar cada posição e suas
possibilidades. Agora é a vez da Primeira posição - Escala de blues.
Faço a seguinte proposta de estudo: Primeiro o esquema da escala em
toda extensão da gaita, depois o estudo técnico de um padrão para seu
real domínio de execução e no último vídeo vou tecer considerações sobre
a utilização da escala, finalizando com o exemplo. Estude passo a
passo! Aproveite essa aula
dentro das possibilidades do seu nível atual, mas assista todos os
vídeos até o final para você se familiarizar com seus objetivos no
instrumento, afinal este voo não pode ser as cegas... Sabemos muito bem
aonde queremos chegar!
Bom estudo!
Escala pentatônica menor - Esquema - Toda extensão da gaita
(1s 2s 2abb 2ab 2a 3ab 4s 5s 5a 6s 7s 8sb 9a 9sb 9s 10sb 10s)
Padrão - Pattern
(1s 2s 1s 2s 2abb 2s 2abb 2a 2abb 2a 3ab 2a 3ab 4s 3ab 4s 5s 4s 5s
5a
5s 5a 6s 5a 6s 7s 6s 7s 8sb 7s 8sb
9a 8sb 9a 9s 9a 9s 10s)
Considerções e exemplo
Em bases, estude um blues com a gaita na tonalidade de preferência!
Bom estudo!
Pow, o que caracteriza o modo menor eh a terça menor, na primeira e na segunda oitava você toco a terça maior! como assim?? Ta errado, nao eh pentatonica menor nem a pau! e a setima menor, cade so?
ResponderExcluirOlá Anônimo, agradeço a sua mensagem! Você viu o segundo vídeo "Considerações e exemplo"? Nele eu toco nessa questão. Você esta correto! Eu não toco a terça menor na primeira e segunda oitavas, eu e nem Little Walter, Walter Horton, Sonny Boy, Sonny Terry, Charlie Musselwhite e todos os gaitistas tradicionais, isto é aqueles que usam a técnica tradicional da gaita (sem a utilização de over blow). Por isso os livros americanos chamam de primeira posição - escala de blues, porque mesmo não tendo as notas da escala de blues escolar é assim que os gaitistas de blues com a técnica tradicional tocam! Eu também não gosto de chamar assim, e é por isso que no vídeo de considerações comento "Vamos falar sobre a primeira posição como é descrita nos livros americanos". De minha parte eu chamo de escala hibrida! Vale considerar que na prática os tocadores de blues usam uma escala que difere da escala de blues escolar, acrescentando a terça maior, segunda, segunda menor, e sexta. Um exemplo clássico é Juke de Little Walter, que nãos e restringe a escala de blues escolar. Para um "Over blow player" tudo cai por terra, pois ele consegue fazer as terças menores. Veja o Howard Levy falando em modos gregos ao invés de posições, o que para mim é o correto! Espero ter respondido sua questão.
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