domingo, 30 de maio de 2010

Frase circular

Olá, gaitistas,

Vamos para a famosa frase circular! Para fazê-la é necessário o domínio dos bemóis do 1,2, 3,4 e 6. Veja que no vídeo aparece a simbologia 3a*. Eu chamo de 3 beliscado que nada mais é que 3ab. A diferença é que se atinge a nota (Sib) com a mudança de embocadura e não com o uso direto da garganta. Mas faça da maneira que seja melhor para você. Primeiramente lento, sem mentir, fazendo os bemóis com propriedade. Seja rigoroso!

Treine da mesma forma que você fez com a escala maior e com a escala simplificada de blues, usando as figuras de tempo. Use o metrônomo e o céu é o limite. A frase circular é um passo muito importante para você sair daquele famoso nível do “vai ou não vai ser gaitista!”.



Quer fazer umas aulas pelo Skype para ajudar a passar deste ponto? Escreva-me: contato@michaelarce.net

Sorte!

Michael

Frases segunda posição - parte I

E o pedido vencedor da primeira enquete do Blog O Mundo da gaita foi “Frases para a 2º posição” com 77% dos votos.



O ensino através de frases é muito usado para introduzir o estudante ao universo da improvisação. Na verdade, eu não gosto dessa linha de ensino... acho melhor treinar a criatividade! Mas é inegável que com as frases você tem uma rápida inserção na improvisação. Então vamos lá! São seis frases para você estudar separadamente e depois, como em um jogo de colagem, juntar as peças. Para isso você tem que dominar a intenção da frase, variar os ritmos e a sequencia proposta. Tente várias combinações. O seu juiz será o seu próprio bom gosto!

Aplicação das frases para 2º posição.



Sorte!

Michael

Estudo das posições parte I

Amigos,

É hora de começar a tocar as escalas de blues em diferentes tons na mesma gaita. Isso se chama “estudo das posições”. A segunda posição ou “Cross harp” é a mais usada, mas devemos entender e tocar todas possibilidades do instrumento. Isso vai ser muito útil para ter outros timbres, enriquecer o seu som e ter possibilidade de se sair bem em alguma situação difícil. Digamos que você tenha uma música rápida e leve para tocar. Precisa então de definição nas frases. O cantor diz que o tom é D blues. Se você usa a série tradicional de gaitas sem as harmônicas Low ou High, então ficou em um impasse, pois terá que tocar com a gaita em sol que é muito grave e lenta. A solução para quem sabe usar as posições é usar uma gaita em Dó na terceira posição. É isso... uma gaita leve, bem tranqüila para ser tocada em uma música rápida. Então? Vamos encarar?


A primeira posição vai timbrar bem no country, pop, e ... no blues, é lógico! Sonny Boy Williamson II (Rice Miller) era um mestre na primeira posição usando simultaneamente as técnicas de concha.

Qualquer dúvida é só marcar uma aula: contato@michaelarce.net

Até!

Michael Arce

Baião tema n1

Meu povo,

Chegou o período das festas juninas. Então, nada melhor que aprender a usar a gaita para tocar o baião. Segue o tema n1. Faça como está no vídeo: primeiro com as “single notes” e depois usando as oitavas. Devagar e com precisão, depois aumentando a velocidade. Mas não tenha pressa!


Agora é só ir para a festa, comprar um quentão e tocar o seu baião na gaita!

Michael

Escala mixolídia – Baião

Para um bom instrumentista, tocar o tema não basta... tem que improvisar! Então, depois de tocar o tema n1 você deve saber qual escala usar para um Baião “dominante”. Mas o que será isso?... Baião “dominante” é aquele que começa com um acorde dominante tipo X7, da mesma forma que um blues! Mas temos um detalhe importante que faz toda a diferença: no baião não se usa a pentatônica menor e sim a escala mixolídia! Vamos aprender?



Conseguiu? Agora sim! Você é um “cabra valente” de verdade!
Dificuldades para fazer as oitavas? Aulas de gaita pelo Skype! contato@michaelarce.net

Abraços,
Michael

Improvisação em Jazz - Estudo de 3 escalas

Você sabe por que aqueles caras que tocam uma barbaridade tem um som tão diferente? Por que a rapaziada do jazz parece nunca tocar uma escala maior? Pois é... eles têm o domínio de todo um vocabulário que inclui a possibilidade de execução de várias escalas para um mesmo contexto. Vamos para um exemplo: toque três escalas: uma maior, outra pentatônica maior e, por último, uma pentatônica menor.
Acompanhe o vídeo.




Legal! Agora é só fazer as escalas nas 12 tonalidades maiores, no total de 36 escalas! Brincadeirinha... Vamos com calma. Fique em Dó maior pelo menos um mês. Depois de fazer bem o exercício em C, um bom cronograma é treinar uma tonalidade a cada duas semanas. O resultado é... um passaporte para o universo do Jazz. Treine com a base que está no blog.


Que tal uma orientação? Vamos marcar umas aulas pelo Skype! contato@michaelarce.net


Sorte!

Michael

Escala de Mi blues - Gaita cromática

Fala Gaitista!

Você já toca a escala de dó com chave e agora quer dar uma passo mais “quente”, digamos... mais “Blues”? Então vamos aprendar a escala de blues que tem a digitação mais fácil na cromática. A escala de Mi blues.



Não esqueça de treinar de forma criativa!
Você tem dúvidas de como fazer? Então me procure e marque uma aula de cortesia pelo Skype: contato@michaelarce.net

Abraços,

Michael

Afinação de gaita diatônica Parte I

A pedido de meus alunos online, vamos ver algumas dicas sobre afinação. Dica n1: comece com uma gaita velha, encostada. Não use aquela que acabou de desafinar. Treine antes em alguma sucata! Dica n2: Veja o vídeo até o final umas duas vezes.
Dica n3: Reúna o material necessário.



Dica n4: compre o vídeo de Little Will. É o primeiro feito em português; temos que prestigiar! Pelo que vi no vídeo de demonstração, a qualidade é máxima.
Dica n5: Se com tudo isso você não conseguiu, não fique triste; é difícil mesmo. Tente novamente! Você pode procurar um profissional gabaritado, como o meu personal luthier, Ricardo Rodrigues (e-mail: ricardo.gaitas@hotmail.com).

Sorte!

Michael Arce
 
google-site-verification: googlee1ef7fc67876d56a.html