domingo, 30 de maio de 2010

Estudo das posições parte I

Amigos,

É hora de começar a tocar as escalas de blues em diferentes tons na mesma gaita. Isso se chama “estudo das posições”. A segunda posição ou “Cross harp” é a mais usada, mas devemos entender e tocar todas possibilidades do instrumento. Isso vai ser muito útil para ter outros timbres, enriquecer o seu som e ter possibilidade de se sair bem em alguma situação difícil. Digamos que você tenha uma música rápida e leve para tocar. Precisa então de definição nas frases. O cantor diz que o tom é D blues. Se você usa a série tradicional de gaitas sem as harmônicas Low ou High, então ficou em um impasse, pois terá que tocar com a gaita em sol que é muito grave e lenta. A solução para quem sabe usar as posições é usar uma gaita em Dó na terceira posição. É isso... uma gaita leve, bem tranqüila para ser tocada em uma música rápida. Então? Vamos encarar?


A primeira posição vai timbrar bem no country, pop, e ... no blues, é lógico! Sonny Boy Williamson II (Rice Miller) era um mestre na primeira posição usando simultaneamente as técnicas de concha.

Qualquer dúvida é só marcar uma aula: contato@michaelarce.net

Até!

Michael Arce

2 comentários:

  1. naum entendi nada!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. :) é assim mesmo... teria que saber o seu nível para dizer se essa é a hora de você estudar este conteúdo. Entre em contato! contato@michaelarce.net

    ResponderExcluir

 
google-site-verification: googlee1ef7fc67876d56a.html