sábado, 27 de março de 2010

Limpeza do bocal - Gaita cromática

Olá para todos,

Vamos falar agora sobre um tema ainda obscuro para os tocadores de gaita cromática, a limpeza do bocal (sistema de chave). Geralmente depois de um tempo de uso, a gaita cromática não tem mais a mesma resposta de chave, isto é, fica travando! Você aciona a chave para fazer um sustenido e ela demora a voltar ou simplesmente não volta! Existe mais de um motivo para isso, mas se sua gaita não sofreu nenhuma queda, provavelmente é uma questão de falta de limpeza. Apesar de simples, você tem que aprender algumas regras e para isso nada melhor que ver o passo a passo.

Parte 1


Parte 2




Atenção! Não tenha pressa! Veja os vídeos primeiro; depois é só ir com calma e seguir a receita. Acredite, você pode fazer! Caso você não se sinta confiante contrate os serviços de um luthier gabaritado. Eu indico o Ricardo Rodrigues (e-mail: ricardo.gaitas@hotmail.com ). Ele atende todo o Brasil via correios.

Coragem e boa sorte!

Michael Arce

5 comentários:

  1. Excelente dica Mestre Arce,
    Nem sempre é fácil conseguir manutenção de gaitas em muitas cidades brasileiras. É como vc diz: assista várias vezes o vídeo e depois mão na massa.
    Muito útil. Só temos a agradecer!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom a dica. Hoje fiz a limpeza de uma Diatõnica. Sempre é bom lembrar que só abra sua gaita se vc souber realmente o que esta fazendo, ou quer sacrificar uma gaita para aprender. Hoje fiz uma revisão geral numa diatônica em Dó da Hering. Limpei, tirei a oxidação e afinei o que precisava. Muito cuidado .
    Valeu e excelente Blog

    Yuri Ximenes

    ResponderExcluir
  3. boa tarde!!! tenho uma gaita cromatica 5164 zero comprei a duas semanas e ela conforme eu toco trava um pouco o som dos orificios mais usados o 6 e o 7.sera que essa limpeza dos bocais resolve ou o problema é interno!!!
    desde ja agradeço a atençao
    meu email:diegolopes_sax@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, amigo. Tudo bom? Cara, eu comprei uma gaita hering 5264 nova. Porem, os orificios 6 e 8 aspirados (sem sustenido) tem um ruido estranho na palheta. Sabes me dizer o que posso fazer pra n ter mais esse ruido. É bem incomodo e eu estou suspreso com esse problema pois ela eh nova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ramom, primeiro tenho que saber se sua embocadura e sopro estão equilibrados. Você toca a gaita diatônica? Eu sempre aconselho ao aluno a iniciar por ela. Caso você já toque o melhor é enviar para a assistência da hering ou de outro profissional. Sorte!

      Excluir

 
google-site-verification: googlee1ef7fc67876d56a.html