sábado, 27 de março de 2010

Limpeza do bocal - Gaita cromática

Olá para todos,

Vamos falar agora sobre um tema ainda obscuro para os tocadores de gaita cromática, a limpeza do bocal (sistema de chave). Geralmente depois de um tempo de uso, a gaita cromática não tem mais a mesma resposta de chave, isto é, fica travando! Você aciona a chave para fazer um sustenido e ela demora a voltar ou simplesmente não volta! Existe mais de um motivo para isso, mas se sua gaita não sofreu nenhuma queda, provavelmente é uma questão de falta de limpeza. Apesar de simples, você tem que aprender algumas regras e para isso nada melhor que ver o passo a passo.

Parte 1


Parte 2




Atenção! Não tenha pressa! Veja os vídeos primeiro; depois é só ir com calma e seguir a receita. Acredite, você pode fazer! Caso você não se sinta confiante contrate os serviços de um luthier gabaritado. Eu indico o Ricardo Rodrigues (e-mail: ricardo.gaitas@hotmail.com ). Ele atende todo o Brasil via correios.

Coragem e boa sorte!

Michael Arce

7 comentários:

  1. Excelente dica Mestre Arce,
    Nem sempre é fácil conseguir manutenção de gaitas em muitas cidades brasileiras. É como vc diz: assista várias vezes o vídeo e depois mão na massa.
    Muito útil. Só temos a agradecer!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom a dica. Hoje fiz a limpeza de uma Diatõnica. Sempre é bom lembrar que só abra sua gaita se vc souber realmente o que esta fazendo, ou quer sacrificar uma gaita para aprender. Hoje fiz uma revisão geral numa diatônica em Dó da Hering. Limpei, tirei a oxidação e afinei o que precisava. Muito cuidado .
    Valeu e excelente Blog

    Yuri Ximenes

    ResponderExcluir
  3. boa tarde!!! tenho uma gaita cromatica 5164 zero comprei a duas semanas e ela conforme eu toco trava um pouco o som dos orificios mais usados o 6 e o 7.sera que essa limpeza dos bocais resolve ou o problema é interno!!!
    desde ja agradeço a atençao
    meu email:diegolopes_sax@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, amigo. Tudo bom? Cara, eu comprei uma gaita hering 5264 nova. Porem, os orificios 6 e 8 aspirados (sem sustenido) tem um ruido estranho na palheta. Sabes me dizer o que posso fazer pra n ter mais esse ruido. É bem incomodo e eu estou suspreso com esse problema pois ela eh nova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ramom, primeiro tenho que saber se sua embocadura e sopro estão equilibrados. Você toca a gaita diatônica? Eu sempre aconselho ao aluno a iniciar por ela. Caso você já toque o melhor é enviar para a assistência da hering ou de outro profissional. Sorte!

      Excluir
  5. Olá bomdia tenho uma Gaita de boca sonhadora de 48 Vozes ela está com alguns orifícios quebrados moro em BH pode por favor me dá o endereço de um lutier de Gaita de boca?

    ResponderExcluir

 
google-site-verification: googlee1ef7fc67876d56a.html