domingo, 28 de março de 2010

Problemas da região grave - Diatônica e cromática

Olá!

então você comprou uma gaita e o orifíco 1 e 2 aspirado parecem estar com defeito? O som sai "fanho", está mais para uma buzina, feio mesmo... pois é! mas vá com calma antes de levar a gaita para a loja, talvez o problema não seja com a gaita e sim com você! Brincadeirinha... problema nenhum. Veja o vídeo e siga os exercícios indicados para que a região grave soe de forma agradável.


Na gaita cromática esse problema acontece com a mesma frequência e eu aconcelho a você fazer os exercícios primeiramente com a gaita diatônica. esse processo desgasta muito a nossa cromática. O seu bolso vai agradecer!


Essa fase é cruel! Mas não se desespere pois em 15 anos como professor nenhum aluno meu ficou sem tocar a região grave de sua gaita!

Até,

Michael Arce

9 comentários:

  1. Olá professor.
    Comprei a Delta Blues da Hering porém minha gaita não tem o mesmo som que ouço nas musicas de blues. Ela emite um mais parecido com a sanfona.
    Como sou iniciante, gostaria de saber se é a embocadura ou se é o modelo da gaita que faz essa diferença.
    Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. talvez seja o tom da gaita que é diferente. Cada gaita possui um tom diferente. normalmente, iniciantes começam com dó.

      Excluir
    2. O blues é tocado em vários tons... não exitse um tom de blues. Mas realmente como disse o colega abaixo, veja se é uma gaita em dó (C). Assista o vídeo para ver se o problema é o relatado.

      Boa sorte!

      Excluir
  2. Olá, minha e uma bem simples savan em dó
    ja consigo a toca a musica when the saint go marching e asa branca, estou tentando tocar ua musica que está "e" eu consigo toca- la em ''C''? e o orificio 1 não sai ainda ta bem roco..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um problema comum com os iniciantes. Veja várias vezes o vídeo em questão e siga passo a passo o que proponho.

      Bom estudo!

      Excluir
  3. Bom dia pessoal! Sou iniciante e comprei uma Hering Free Blues afinada em Ré. Somente após a compra comecei a estudar mais o assunto. Pelo que percebi a mais indicada para iniciantes seria em Dó. Conseguirei ter um bom início e um bom aprendizado com esta gaita?

    ResponderExcluir
  4. Professor, meu é Luis e falo de Olinda-PE comprei sua revista e estou aprendendo. Por acaso o senhor publicou algum DVD com video-aulas. Se sim como faço para adiquirir seria bom se existisse

    ResponderExcluir
  5. Olá professor!
    Sou iniciante comprei uma master blues da Hering e estou com problemas no orifício 2 e 8. Você comentou que as notas mais graves são mais difíceis de tocar mas achei estranho que o som do 2 não sai som ou preciso soprar e aspirar com força enquanto o do 1 sai Perfeito e com facilidade.
    E no 8 a mesma desgraça que no 2, ehehe. Levei pra loja acabei testando outra e estava com o mesmo problema e como eles não tinham muito conhecimento sobre o instrumento mandaram pra assistência. Mas vendo as explicações aqui parece que boa parte (ou todo) do problema é meu!
    Mas ainda estou curiosa a respeito do oficicio 1... O que me diz?!
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana,

    acredite... 99% do problema ser seu relaxamento muscular, na verdade existe uma tensão na musculatura do iniciante que provoca isso. Comece com os exercício do 4 ao 7 e só depois passe para a região grave. Bom estudo e sorte!

    ResponderExcluir

 
google-site-verification: googlee1ef7fc67876d56a.html