domingo, 30 de maio de 2010

Afinação de gaita diatônica Parte I

A pedido de meus alunos online, vamos ver algumas dicas sobre afinação. Dica n1: comece com uma gaita velha, encostada. Não use aquela que acabou de desafinar. Treine antes em alguma sucata! Dica n2: Veja o vídeo até o final umas duas vezes.
Dica n3: Reúna o material necessário.



Dica n4: compre o vídeo de Little Will. É o primeiro feito em português; temos que prestigiar! Pelo que vi no vídeo de demonstração, a qualidade é máxima.
Dica n5: Se com tudo isso você não conseguiu, não fique triste; é difícil mesmo. Tente novamente! Você pode procurar um profissional gabaritado, como o meu personal luthier, Ricardo Rodrigues (e-mail: ricardo.gaitas@hotmail.com).

Sorte!

Michael Arce

11 comentários:

  1. Qual seria o processo quando a nota aspirada não sai?

    ResponderExcluir
  2. É uma nota só ou todas as aspiradas? Se for uma nota só provavelmente você terá que afastar apalheta da linha da base(plano da base). Vou fazer um vídeo sobre...

    ResponderExcluir
  3. Toda gaita nova vem desafinada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sammy,

      não deveria, mas se você compra uma gaita de baixo custo, essa vai ser sua realidade! Principalmente com as chinesas.



      Excluir
  4. OI amigo, como vai?
    Ganhei uma gaita em C usada e estou querendo aprender a tocar.. Eu ja notei um pequeno defeito nela, a nota referente a casa 2 quando aspirada deveria ser G e esta saindo F com um som horrivel, ja sgui a sua dica de afinação e alguns videos de manutenção mas nao consigo arrumar, tem noção do que pode ser?? Trata-se de uma Hering free blues 2020.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo,

      você tentou afinar a gaita? Talvez o problema não seja esse... veja este vídeo! http://mundodagaita.blogspot.com.br/2010/03/aula-de-gaita-problemas-da-regiao-grave.html

      Excluir
  5. Ola caro amigo. Ganhei uma gaita e quando sopro na primeira casa nao sai nada a gaita e em C e acho q ela e fraquinha o nome gravado nela e blues power swan harmonica. Por favor como posso corrigir esse defeito? Obrigao

    ResponderExcluir
  6. Arce o luthier, Ricardo Rodrigues é do RJ?
    Estou procurando algum luthier de confiança aqui no Rio pra cuidar das minha gaitas.

    Valeeeu!!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde !
    Toco em uma orquestra na igreja onde o foco é todos tocarem na mesma altura, no caso em DÓ e meu instrumento é o sax alto, cuja afinação é em Mi bemol.

    A escala padrão de afinação que tenho que fazer é de lá a lá com Fa#, Dó# e Sol#. Estou querendo aprender gaita diatônica e surgiu a dúvida. Na igreja já possuo o hinário com 480 hinos, onde lemos as partituras. Meu hinário já é transposto para Mi bemol e gostaria de aproveitá-lo para tocar a gaita. Qual seria a gaita apropriada para usar o hinário em Mi bemol ? Seria a gaita em lá, onde possui os 3 sustenidos ?


    Obrigado !

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostei da explicação. porem não sei como faço pra saber onde é o local certo da afinação no ap tuerner(afinador), por exemplo.uma gaita em C com um afinador eletrônico, temos o orifícios 1 soprado = C, sendo que este ficaria como C = 0, o 2 soprado E = -15 (o ponteiro do afinador com uma ligeira queda pra esquerda, o tom um pouco abaixo). Quria essas dicas de localização do indicador para as notas aspiradas, por favorrr, me diga preciso muito dissa pra afinar a minha gaita.

    ResponderExcluir
  9. Onde posso levar a gaita para ser afinada ? Obrigado.

    ResponderExcluir

 
google-site-verification: googlee1ef7fc67876d56a.html